BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS

sábado, 1 de maio de 2010

Anos 30 em um todo.



O século XX foi marcado por inúmeros fatos que revolucionaram a história da humanidade, e por guerras que, de certa forma, fizeram parte de tal processo. Na década de 10 começa a Primeira Grande Guerra do Século, alianças foram tecidas, corrida armamentista crescendo e velhos ódios arrastaram a Europa para a guerra.

No final da mesma década, com o fim da guerra e com a assinatura do tratado de Versalhes, a Alemanha, um dos países que sentiram injustiçados por tal acordo começaria a tecer um processo, que em Janeiro de 1933, com a nomeação de Hitler como chanceler alemão, o que resultaria no final de 39, o inicio de uma Segunda Guerra na Europa.

Em 24 de Outubro de 1929, com a queda da bolsa de Nova York, a grande crise econômica do Século XX, milionários ficaram pobres, enquanto que bancos e empresas faliam, deixando milhões de pessoas só nos Estados Unidos. Em 1931 já atingia milhões de ingleses e alemães.

Nesse período devido as perdas da Primeira Guerra, o papa Pio 11, em 1931 divulga uma encíclica, que condena qualquer forma de natalidade e divórcio. Em 27 de Setembro do mesmo ano, a região das minas de carvão do condado de Harlan, nos Estados Unidos, vive um dos mais violentos confrontos motivados por salários entre mineiros e mineradores. No ano seguinte é eleito como presidente nos Estados Unidos, Franklin Delano Roosevelt. Em 27de Abril de 1937 centenas de pessoas são mortas em Guernica, capital basca, na Espanha, que foi bombardeada pelos alemães.

A crise econômica que seguiu por toda a década de 30, só caminhou para o final com o inicio da Segunda Guerra Mundial, que ocorreu nos anos 40 e só teve fim com a bomba sobre Hiroshima e Nagasaki. E que viria a revolucionar novamente todo um Século.

A década de 30 foi um período importante para o cinema, como o clássico “King Kong”, leva o que há de mais moderno para as telas da época, outro grande clássico da época, foi o filme “Tempos Modernos” de Chaplin, que fazia uma critica ao modo de vida na sociedade americana proporcionado pela crise de 29.E em 1937 a Disney lança seu primeiro longa em desenho animado “Branca de Neve e os 7 anões”. Devido ao sucesso do cinema na época, foi um grande referencial para a disseminação de novos costumes, Hollywood, através de suas estrelas como Greta Garbo, Katharine Hepburn e Marlene Dietrich, e de estilistas, como Edith Head e Gilbert Adrian, influenciaram milhares de pessoas.



Como foi uma década de crise, os anos 30 redescobriram as formas do corpo da mulher através de uma elegância refinada, sem grandes ousadias. As saias eram longas, os cabelos cresceram, os vestidos justos e retos, possuíam uma pequena capa. Materiais mais baratos como algodão e cassemira passaram a ser mais usados, os decotes profundos nas costas marcaram a década.



Surgiram novos modelos de roupa como o short, devido á pratica de esportes ao ar livre. Já nessa década surgiram os primeiros produtos de fabricação sem série. No final da década, já com a aproximação da Segunda Guerra, a roupa já apresentava uma linha militar, se preparando para os dias difíceis, como a saia de abertura lateral que facilitava o uso de bicicleta, a guerra viria novamente mudar o mundo, a mulher viria a ocupar lugares antes só masculinos.

0 comentários: